Dores no Joelhos após atividades físicas?

Posted by: ASSESSORIA DE MARKETING Comments: 0

Saiba que esse mal é muito mais comum do que você imagina. As dores podem atingir muitas pessoas, com diversas causas possíveis podem afetar seu joelho.
Por ser uma articulação fundamental na locomoção, é sobrecarregada, continuamente, pela ação de forças internas e externas, fazendo com que suas estruturas sejam comprimidas e tracionadas em diferentes direções.

Entre os fatores que podem causar problemas nesta articulação, podemos destacar:
– Características genéticas e anatômicas: podem produzir ângulos favoráveis a desgastes na cartilagem dos joelhos, como é o caso popular do “joelho em X”;
– Sobrepeso: o excesso de peso representa um estresse grande sobre os joelhos, acelerando seu desgaste e agravando lesões. Quando realizamos caminhadas, recebemos uma vez e meia o peso corporal sobre o membro inferior. Quanto maior a velocidade da caminhada, maior será o tamanho dessa sobrecarga. Já na corrida, essa proporção vai para duas vezes e meia o peso do corpo. Quanto maior o peso, maior a sobrecarga recebida no joelho;
– Ação muscular desequilibrada: as estruturas articulares do corpo estão sujeitas às forças internas geradas pela contração de músculos que exercem tração em diferentes direções. Quando não há equilíbrio entre estes músculos, anteriores e posteriores de coxa, por exemplo, a estabilização correta do joelho fica prejudicada. Isso também ocorre com o quadríceps, um músculo que contém quatro partes. Caso ocorra um desequilíbrio muscular entre a força de sua porção de fora e de dentro, gera-se um efeito de lateralização da patela, uma das causas da condropatia denominada Condromalácia Patelar.

Quando há patologia instalada, o tratamento e o protocolo de fortalecimento dependem do tipo de lesão ou desgaste. Nestes casos, é fundamental que o aluno procure a orientação de um educador físico especializado, que trabalhará em parceria com o médico e/ou o fisioterapeuta, quando necessário.

Como orientação geral, é necessário fortalecer os músculos que dão estrutura aos joelhos (anteriores e posteriores de coxa) antes de submetê-los às exigências de atividades cíclicas como caminhar, correr, pular, saltar; bem como, por atividades esportivas e rítmicas.

A pressa de perder peso leva muitas pessoas a correrem precipitadamente na esteira. Com isso, há tem grandes chances de ter que interromper o programa de exercícios com dores e inflamações. Por isso, fique atento aos sinais do seu corpo e siga sempre as recomendações dos professores para um resultado seguro.

Dr. Halyston Pinho atua em cirurgias de Joelho, videoartroscopia, artroplastias e cirurgias minimamente invasivas. Se precisar, conte com a COTE! Cuide de sua saúde.⠀

Na Cote Ortopedia você encontra facilidade, com especialistas em diversas áreas, além de ter seu problema resolvido no mesmo dia, uma vantagem para quem não reside na cidade de Araguaína.

Tudo em um único lugar. Consultas, Exames, Procedimentos e até cirurgias ortopédicas em diversas especialidades.

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Se precisar, agende sua consulta via WhatsApp.

Gostou deste artigo? Compartilhe!