Dor lombar? Saiba as principais causas

Posted by: ASSESSORIA DE MARKETING Comments: 0

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão em um músculo.

O número de pessoas que convive com dor lombar é bastante grande atualmente. Entre as principais razões estão a má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, execução errada de exercícios e principalmente esforço físico.

Segundo Dr. Danilo Ribeiro, especialista em cirurgia de coluna, as dores lombares são classificadas como agudas ou crônicas. O que as diferencia é o tempo de duração.

Principais fatores
As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados.

Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco. Hábitos incorretos de postura ao deitar, sentar ou realizar qualquer atividade do dia a dia, no trabalho e lazer podem acarretar em malefícios à coluna.

Sintomas
A dor é o sinal primário de lombalgia. Confira a seguir alguns dos principais sintomas:

  • Dor que se inicia de maneira súbita na região lombar;
  • Irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos;
  • A dor nas costas é pior que a das coxas;
  • A dor se agrava com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se;
  • A dor é aliviada com o repouso e calor;
  • Há antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes;
  • Em alguns casos, existe antecedente de lesão mecânica ou história de trauma (com ou sem fratura).

Cuidados Importantes
Independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, que a pessoa procure um especialista em Ortopedia e Traumatologia para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.

A dor lombar é também um dos principais motivos de ausência no trabalho. Portanto, é importante cuidar da saúde e da postura no ambiente de trabalho. Entre elas, utilizar cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços; sentar usando todo encosto e os pés totalmente encostados no chão. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável.

Diagnóstico
O diagnóstico e as causas da dor lombar são estabelecidos a partir da avaliação clínica e a história do paciente que será verificada na consulta.

Exames complementares de imagem como raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética não costumam ser solicitados na primeira avaliação, mas podem ser pedidos, se necessário, para uma avaliação mais detalhada em um caso de diagnóstico da lombalgia.

Tratamento
O principal objetivo do tratamento da dor lombar aguda é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade.

Há uma variedade de intervenções terapêuticas disponíveis, tais como: analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares. Muito raramente um caso de lombalgia irá precisar de cirurgia. Fisioterapia, massagens e outros tratamentos alternativos podem ajudar na prevenção e alívio de dores lombares.

Na Cote Ortopedia você encontra facilidade, com especialistas em diversas áreas, além de ter seu problema resolvido no mesmo dia, uma vantagem para quem não reside na cidade de Araguaína.

Tudo em um único lugar. Consultas, Exames, Procedimentos e até cirurgias ortopédicas em diversas especialidades. Cuide de sua saúde.