Qual a importância do alongamento?

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O alongamento é um exercício físico voltado para a flexibilidade muscular. A atividade proporciona o estiramento das fibras musculares e amplitude dos movimentos, melhorando a movimentação das articulações e diminuindo possíveis dores.

A musculatura pode sofrer um encurtamento quando passa longos períodos em modo estático. Outra situação é o enrijecimento dos músculos após uma atividade desgastante.

Os alongamentos são benéficos nessas duas ocasiões, por promover flexibilidade e relaxamento muscular. Os alongamentos são uma necessidade natural do corpo. Nota-se, por exemplo, a necessidade de espreguiçar-se logo após acordar. Um reflexo natural do corpo à necessidade de alongamento dos músculos em repouso por horas.

No entanto, como em toda atividade física, os alongamentos devem obedecer às condições físicas do indivíduo e, se possível, a prescrição de um profissional da ortopedia, fisioterapia ou educação física.

TIPOS DE ALONGAMENTOS

Os alongamentos podem atuar em diversas estruturas musculares, entre elas, o sarcômero, tecidos conjuntivos, fuso muscular e o órgão tendinoso de Golgi. Essa diversidade estrutural permite a realização de exercícios que cumpram papéis específicos dentro da musculatura e de acordo com as necessidades do indivíduo. Eles são:

Alongamento Estático: é o mais habitual e consiste em esticar partes específicas do corpo por alguns segundos. O recomendado é de 30 a 60 segundos para obter bons resultados.

Alongamento Dinâmico: é realizado com movimentação moderada e ritmada de várias estruturas. Ele atua na soltura da musculatura e distensionamento. Movimentos para frente e para trás das pernas em semiflexão ou alguns agachamentos são alguns exemplos.

Alongamento Passivo: necessita do auxílio de outra pessoa ou equipamento para controlar a força aplicada. Esse tipo de alongamento deve respeitar os limites anatômicos do indivíduo. Pode ser realizado com bolas, faixas elásticas ou com a ajuda humana ao pressionar o membro a ser alongado.

BENEFÍCIOS DOS ALONGAMENTOS

  • Redução do risco de lesões musculares;
  • Relaxamento muscular e menos tensão;
  • Flexibilidade e amplitude de movimentos;
  • Prepara a musculatura para exercícios;
  • Redução do encurtamento muscular;
  • Redução de dores articulares;
  • Melhora coordenação motora;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Previne ou corrige problemas posturais;
  • Auxilia no relaxamento mental e diminuição do estresse;
  • Auxilia na cicatrização óssea, em casos de fratura;
  • Aguça a própria percepção corporal.

Os alongamentos podem ser realizados por indivíduos de todas as faixas etárias e condicionamentos físicos, No entanto, a intensidade e complexidade desses exercícios são variáveis a cada situação.

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