Ortopedia e Traumatologia: o que são?

Postado por ASSESSORIA DE MARKETING COMENTÁRIOS 0

Infelizmente, podemos passar por problemas de saúde ao longo da vida. Nesses momentos de dificuldade é primordial contar com profissionais que possam nos ajudar da melhor maneira possível. Para isso, é importante conhecer um pouco as especialidades em que eles atuam. Quando o assunto são ossos, ligamentos, articulações, tendões e problemas musculares devemos contar com especialistas em ortopedia e traumatologia.

Esse artigo tem a finalidade de explicar melhor sobre a ortopedia e traumatologia. Deste modo, você pode entender mais e economizar tempo para procurar um profissional que seja qualificado e que possa solucionar o seu problema da melhor forma. Continue e leitura e conheça um pouco mais.

O que é ortopedia?
Ortopedia é uma área específica da medicina que tem como objetivo tratar problemas musculoesqueléticos. Existem vários tipos de especialidade dentro da ortopedia, os médicos são divididos por sua autoridade em uma parte do corpo, por exemplo, especialista em pé, joelho, quadril, coluna, ombro, mão, e oncológico.
A ortopedia foca em tratar, reabilitar e prevenir doenças que possam afetar o funcionamento de ossos, ligamentos, tendões, nervos, músculos e articulações. Também cabe aos médicos dessa área operar os problemas relacionados a todas essas áreas.

O que é traumatologia?
A traumatologia é o ramo proveniente da ortopedia responsável por cuidar de casos que envolvam algum tipo de traumatismo. Normalmente, são lesões relacionadas a fratura de braço, perna, torções e ruptura de ligamentos. Podemos notar que são ocorrências de alta gravidade e muito específicas, por isso, necessitam de um médico que possua um foco maior nesse tipo de situação. O médico traumatologista tem a função de recuperar e tratar problemas que possam interferir no sistema responsável pela mobilidade do corpo.

A ortopedia e traumatologia são áreas similares
Após a leitura dos últimos dois tópicos é possível notar que a ortopedia e traumatologia tratam, basicamente, a mesma coisa. Mas, você deve estar pensando em um seguinte questionamento: por que existem duas áreas para tratar do mesmo problema? A reposta é simples a traumatologia surgiu da ortopedia para suprir a necessidade de se ter um profissional especialista em trauma. Sendo assim, são ramos de atuação similares, porém, o traumatologista tem o seu trabalho com maior foco em traumas e fraturas.

O que a elas tratam?
Considerando que o ortopedista é mais voltado para a área clínica, existem diversos problemas que podem ser tratados. Exemplos são problemas relacionados a inflamações, ligamentos, tendões, músculos, ossos, tudo que se refere à parte musculoesquelética do corpo. Já a traumatologia busca resolver situações de fratura, trauma, rompimentos e torção, problemas também atribuídos ao sistema musculoesquelético.

Agora que você já saber a diferença entre ortopedia e traumatologia compartilhe esse texto com seus amigos nas redes sociais.

Na Cote Ortopedia você encontra facilidade, com especialistas em diversas áreas, além de ter seu problema resolvido no mesmo dia, uma vantagem para quem não reside na cidade de Araguaína.

Tudo em um único lugar. Consultas, Exames, Procedimentos e até cirurgias ortopédicas em diversas especialidades.

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Se precisar, agende sua consulta via WhatsApp.

Gostou deste artigo? Compartilhe!