Cuidado com a postura ao utiliza o celular

Postado por ASSESSORIA DE MARKETING COMENTÁRIOS 0

Responder às mensagens no WhatsApp, abrir notificações no Facebook, conferir os e-mails recebidos, ver as fotos que chegam…

Apesar de tão rotineiros, esses passos – e outros mais – repetidos várias vezes ao dia, quando se pega o celular, têm provocado problemas para a saúde do nosso corpo, como a síndrome do text neck ou “pescoço de texto”.

Além de dores no pescoço, a posição curvada pode causar dores de cabeça e até hérnia de disco. Para evitar danos futuros na coluna cervical, o ideal é que o aparelho seja elevado até que o centro da tela fique na altura dos olhos. “O correto é direcionar a visão e não o pescoço até o celular”, explica o Dr. João Victor, médico ortopedista da Cote Ortopedia.

A má postura é uma das principais causas de dores crônicas na coluna, além de questões hereditárias, excesso de peso, movimentos repetitivos, sedentarismo e traumas na região.

Como prevenir problemas causados pela má postura?
Mudar alguns hábitos diários, seja em casa ou no ambiente de trabalho, pode fazer toda a diferença:

  • Evite debruçar-se sobre sua mesa de trabalho;
  • Tente manter uma rotina de exercícios físicos: eles fortalecerão seus músculos;
  • Sempre que possível, vale a pena alongar o pescoço para a direita e esquerda;
  • Evite cadeiras muito macias;
  • Rolos de espuma ou EVA para a região lombar (comprados em lojas de artigos ortopédicos) podem ser bons aliados no trabalho ou no carro;
  • Escolha um colchão que mantenha sua espinha ereta;
  • O travesseiro deve manter a cabeça alinhada ao pescoço e à coluna.

Dores mais comuns:
Lombalgia: é a dor mais frequente de coluna. É caracterizada por dor na região lombar. Nos casos agudos, é normalmente confundida com um “mau jeito” nas costas. Quando crônica, o incômodo é menos intenso, mas quase permanente.

A dor ciática geralmente é uma dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita. Entre as causas da dor ciática destacam-se a hérnia de disco, protrusão discal, abaulamento discal, estenose da coluna vertebral, espondilolistese, Síndrome do piriforme, fratura na coluna, cistos, tumores e infecções. Existem também os osteófitos, que são ossos “extras” em localizações não habituais. São popularmente conhecidos como “Bico de Papagaio” e podem ser formados por um osso normal que deformou na tentativa do nosso organismo de diminuir o movimento excessivo entre as articulações (instabilidade anormal).

Outra doença comum e bastante conhecida é a artrose, decorrente do processo natural de envelhecimento e que pode afetar qualquer região da coluna.

Cirurgias e Infiltrações: Quando são indicadas?
Segundo o Dr. João Victor, infiltrações e procedimentos cirúrgicos devem ser indicados somente em casos extremos, quando há falha no tratamento clínico ou em outras circunstâncias, como sinais de compressão radicular importante, perda de força súbita, liberação de esfíncter, fraturas e tumores.

Procure deixar os aparelhos eletrônicos até a altura dos olhos e não ao contrário.

Na Cote Ortopedia você encontra facilidade, com especialistas em diversas áreas, além de ter seu problema resolvido no mesmo dia, uma vantagem para quem não reside na cidade de Araguaína.

Tudo em um único lugar. Consultas, Exames, Procedimentos e até cirurgias ortopédicas em diversas especialidades.

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Se precisar, agende sua consulta via WhatsApp.

Gostou deste artigo? Compartilhe!