Tendinite nos tornozelos: sintomas, causas e tratamento

Posted by: ASSESSORIA DE MARKETING Comments: 0

A tendinite nos tornozelos é uma inflamação dos tendões que ligam os ossos e os músculos dos tornozelos, provocando o surgimento de sintomas como dor ao caminhar, rigidez ao movimentar a articulação ou inchaço no tornozelo.

Geralmente, a tendinite nos tornozelos é mais frequente em atletas que fazem atividade física constante, como correr ou saltar, devido ao desgaste progressivo dos tendões.

De acordo com o Otopedista e Traumatologista, Dr. João Victor, a tendinite nos tornozelos tem cura, devendo o tratamento ser feito com uma combinação de repouso, aplicação de gelo, uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia.

Sintomas da tendinite nos tornozelos

Os principais sintomas da tendinite nos tornozelos incluem dor na articulação, inchaço do tornozelo e dificuldade para movimentar o pé e caminhar. Normalmente, o diagnóstico da tendinite é feito pelo ortopedista apenas através dos sintomas referidos pelo paciente, mas, em alguns casos pode ser necessário fazer o Raio-X Digital, para identificar a causa da dor no pé. Este exame pode ser feito na própria Cote.

Principais causas

A tendinite no tornozelo acontece com mais frequência em pessoas que praticam atividade física de forma intensa e que ativam frequentemente o tornozelo, como é o caso de corridas, realização de exercícios em que é necessário saltar ou agachar com frequência, já que provocam o desgaste progressivo dos tendões presentes no tornozelo.

Além disso, esse tipo de tendinite pode surgir em pessoas que possuem alterações no pé ou que fazem uso de sapato inadequados.

O tratamento

Deve ser orientado por um ortopedista mas, normalmente, é feito com uso anti-inflamatórios e exercícios de fisioterapia. Nos casos mais graves, em que a tendinite nos tornozelos não melhora após algumas semanas de tratamento, o médico pode recomendar o uso de cirurgia para reparar os tendões e melhorar os sintomas.

Se precisar, conte com a gente!